sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

'Silver Spectre' Corydalis

 

Silver Spectre

'Silver Spectre' Corydalis

   

As informações básicas disponíveis de produtores e viveiros para 'Silver Spectre' como uma cultivar de Corydalis leucanthema podem estar completamente incorretas. Todos os produtores repetem a mesma afirmação quanto à identidade de sua espécie e todos insistem que é uma coridális alpina. Mas em 2002, ouvi de Magnus Liden, do Jardim Botânico da Universidade de Upsala, na Suécia, que tem certeza de que a identificação está errada.

Magnus é uma autoridade no gênero, tendo sido coautor de Corydalis: A Gardener's Guide & a Monograph of the Tuberous Species, & pessoalmente cultiva cinquenta ou mais espécies diferentes de Corydalis. Ao ver minha página 'Espectro de Prata', ele me informou que não acredita que a identificação da espécie esteja correta, dizendo:

"Você cultiva uma espécie Corydalis muito estranha que não posso reconhecer imediatamente. Definitivamente não é Corydalis leucanthema, mas se assemelha a C. longicalcarata. Nenhum deles é alpino, entretanto, como você afirma que sua planta é."

Certamente não seria incomum que produtores e varejistas vendessem uma planta com um nome incorreto. Eu sei de casos de plantas sendo vendidas com a identificação errada por muitos anos, e quando o erro finalmente se tornou conhecido, foi muito trabalhoso e caro corrigir os rótulos manufaturados, então a desinformação foi perpetuada. Para um exemplo claro, consulte a página sobre Veronica umbrosa, uma verônica azul rastejante vendida em todos os lugares como V. peduncularisdevido a um erro de identificação muito antigo que começou com nada menos do que o próprio Kew Gardens.

Magnus não poderia apenas com as fotos corrigir a identificação. Ele generosamente se ofereceu para trocar minhas corydalises raras por um começo da minha touceira, mas a minha, naquela época, ainda era apenas uma coisa minúscula que não podia ser dividida. Só recentemente (em 2004) consegui obter tubérculos para enviar a Magnus e, no momento, estou esperando para saber se ele ainda precisa deles e se as leis permitirão que eu envie raízes vivas para a Suécia. Espero eventualmente, com a experiência de Magnus, ser capaz de revelar a espécie real deste coridalis há muito mal identificado.

Por enquanto Corydalis leucanthema 'Silver Spectre', chamarei apenas Corydalis sp.'Silver Spectre.' Foi perene em nosso jardim no primeiro e no segundo inverno, protegido por baixo do bordo de casca de papel junto com maçãs de maio, uma planta de rato de rápida expansão , uma Tiarella 'Bouquet rosa' e outras plantas que gostam de sombra.

Ele ficava silenciosamente adormecido no inverno, mas sem muita morte, e não ficava estival durante o verão, embora, se não tivesse sido mantido escrupulosamente úmido, provavelmente teria. O clima de Puget Sound é tão moderado que as plantas, que devem ter períodos de morte, às vezes podem manter muitas de suas folhas durante todas as estações.

Em seu segundo verão e terceiro inverno, no entanto, ele morreu de volta, pois houve um verão incomumente quente e um inverno incomumente frio. Eu até me preocupei que ele estivesse morrendo. Ele voltou um pouco em outubro e mais visivelmente em novembro, depois ficou quieto no inverno e, mais sério, mas lentamente, mostrou novas folhas em março, com algumas flores antes do final de março. Talvez este seja um padrão normal para 'Silver Spectre' (é normal para muitas outras coridálises), mas o fato de que anteriormente era quase perene com uma presença perpétua mesmo no verão e no inverno me levou a temer que algo tivesse dado errado.

Pareceu-me que depois de dois anos inteiros no jardim e no terceiro, deveria ter se espalhado mais. A pequena aglomeração não se espalhou, fazendo-me (descobri erroneamente) suspeitar que não estava se firmando muito bem, mas mal estava se segurando.

Eu havia plantado outra espécie de corydalis nas proximidades, um híbrido chamado 'Blackberry Wine',E em um único ano aquele se espalhou tão rapidamente que estava se tornando uma ameaça para o contido 'Espectro de Prata'. Além disso, as cores das flores eram tão semelhantes às do 'Silver Spectre' que a planta menor nunca seria capaz de se mostrar com o melhor efeito com o dominador 'Blackberry Wine' pairando sobre ela. Eu não teria plantado uma planta semelhante na mesma área se não tivesse concluído que 'Silver Spectre' estava desaparecendo do jardim de qualquer maneira. Quando retornou óbvio na primavera, apenas para ser ameaçado por uma coridális mais vigorosa, soube que tinha de transplantar.

Então, no final de março (2004), sua terceira primavera em nosso jardim, desenterrei o pequeno 'Espectro de Prata' para me mudar para um novo jardim de sombra brilhante que só recentemente havia sido preparado atrás de um muro de pedras empilhadas. Este é um jardim elevado acima de um pátio de laje recém-construído. A sombra manchada é fornecida por uma cereja doce.

Quando comecei a desenterrar o 'Espectro de Prata', imagine meu espanto de que, apesar de sua lenta taxa de crescimento acima do solo, ele vinha produzindo muitos tubérculos em miniatura parecidos com dália, alguns muito pequenos, alguns delgados de cinco a sete centímetros de comprimento .

Tenho certeza de que perdi alguns deles, & 'Silver Spectre' continuará a irromper em sua antiga localização, mas a maioria do aglomerado de raízes inchadas de tubérculos que consegui transplantar. Quase não foi necessário separar os tubérculos, pois eles pendiam em fios finos muito soltos e se desfizeram em minha mão. Assim, o local anterior, que tinha no máximo seis polegadas de largura, foi separado no novo local em uma área de dois pés por um pé. Eu mantenho meus dedos cruzados para que finalmente terei uma boa cobertura de solo desta bela planta.

Apesar de uma presença perpétua no jardim, parecia um pouco delicado para mim por causa da pequenez contínua da touceira original, e mesmo em seu terceiro ano ainda estou um pouco incerto de como ficará bem. Mesmo sendo uma pequena touceira delicada, ela floresce muito bem, mas quero que cubra o solo o suficiente para ser notada sem ter que me lembrar de procurá-la.

Nossas outras espécies Corydalis e Dicentra são quase agressivas em espalhar seu território ou se auto-semear em locais inesperados. Em comparação, parecia-me que o 'Espectro de Prata' havia encolhido com o tempo, até que, ao transplantá-lo, suspeitei que ele havia gasto toda a sua energia em seus tubérculos. Às vezes me pergunto se pode ser um dos Coridalses que prefere um solo ligeiramente alcalino, ou se agora estou faltando algum ingrediente significativo para fazê-lo realmente pegar seu crescimento acima do solo.

Em 2002, ainda em sua antiga localização, as primeiras flores do ano começaram em março (foi quando a foto acima foi tirada) e continuaram a florescer até junho, com um segundo florescimento para o outono. As flores são lilases, brancas e roxas, formando-se em cachos acima da folhagem. Nunca foi extremamente florido, produzindo apenas algumas flores em um determinado momento, mas essas poucas flores eram bastante duradouras.

Novo crescimento em 'Silver Spectre' emerge verde com uma leve aparência gelada no centro de cada folha, mas envelhece em uma camada mais completa de prata metálica cintilante. Possui uma das mais impressionantes folhas corydalis, agradando mesmo quando não estão em flor.

Se os produtores estivessem corretos ao identificá-lo como C. leucanthema,então esta seria uma planta alpina nativa da China, muito resistente ao frio e confiável, gostando do melhor clima temperado. Como a identificação está incorreta, no entanto, pode vir de um ambiente bem diferente daquele que tentei fornecer em nossos jardins. Vou revisar esta página novamente, pois posso observar seu comportamento em seu novo local sob a cereja doce.

Chrysopogon zizanioides , comumente conhecido como vetiver e khus , é um capim pereneda família Poaceae

  Chrysopogon zizanioides  , comumente conhecido como  vetiver  e  khus , é um  capim  perene da  família  Poaceae Chrysopogon zizanio...