domingo, 28 de fevereiro de 2021

Planta de dinheiro variegada, um conto cruel

 

Money Plant

Planta de dinheiro variegada,
um conto cruel

   

Quando éramos crianças, minha irmã e meus primos e eu colhíamos as sementes de plantio de dinheiro na borda da floresta e realmente tentava pensar nelas como dinheiro. Os frutos secam em membranas transparentes de papel do tamanho de dólares de prata. Muito maravilhoso para brincar, mas se você carregá-los no bolso como se fossem moedas perdidas, eles se desfariam em pedaços.

De alguma forma, não me lembrava de como era quando não estava semeando, então, quando vi que os jovens começam em vasos de dez centímetros, realmente não reconheci a "Planta de dinheiro variegada" ( Lunaria annua 'Alba Variegata') como uma forma mais sofisticada de uma erva daninha que deu a nós, crianças, dinheiro de brinquedo.

Quando cheguei em casa com os dois pequenos começos e verifiquei os livros de jardinagem, percebi que tinha acabado de comprar dois começos de uma erva daninha da infância. Mas eu cultivo intencionalmente algumas "ervas daninhas", uma categoria que está nos olhos de quem vê. Mesmo assim, eu sabia que não queria que as plantas monetárias semeiassem por conta própria em toda a mancha, embora não tivesse um plano claro em mente o que faria para restringi-lo.

Como uma planta de sombra amando isso foi no jardim da máscara principal meio de samambaias e uma grande hosta & corações sangramento e assim por diante.

Embora tenha sido rotulado como perene, na verdade é semestral. No primeiro ano, tem grandes folhas verdes em forma de coração em um caule central que cresce cerca de trinta centímetros de altura. Não floresce nem semeia. No segundo ano, a forma variegada desenvolve atraentes folhas verdes e creme, o que a torna mais interessante do que uma planta monetária comum. Em seu ano variegado, atira até um metro de altura ou um pouco mais alto, formando uma pirâmide, com flores brancas fofas por toda parte. Depois que vai semear, ele morre.

A foto acima foi tirada no final de maio. Eu gostei dessa planta no primeiro ano, quando era uma coisa de folhas grandes de crescimento baixo, e gostei da mudança variegada que a folha passou no segundo ano. Mas, no geral, estava muito longe de ser um favorito. Suas folhas enormes protegiam tanto as outras plantas que afastava coisas mais delicadas. Até matou um pouco de Jenny rastejante e isso é um truque. Havia duas dessas fábricas de dinheiro lado a lado, mas antes que o crescimento do segundo ano tivesse avançado muito, puxei uma delas. Eu o carreguei pela orla da propriedade tentando decidir onde plantá-lo, onde estaria tudo bem se ele semeasse muito. Eu não estava tendo inspiração para seu futuro destino até passar pela pilha de compostagem. Eu furtivamente joguei no composto.

Eu tentei e tentei apreciar o restante, pois ele cresceu tão bem. Eu me sentia como uma mãe com muitos filhos e amava todos, exceto um, que, por mais que tentasse me agradar, eu simplesmente gostava mais dos outros filhos. Quanto mais alta e florida ficava, menos eu gostava.

Sempre estive em minha mente que era a planta menos interessante em um corredor cheio de plantas intensamente interessantes. Eu também sabia que precisava fazer algo a respeito das flores antes de deixá-las crescer. Já que ele morreria depois de ser semeado de qualquer maneira, eu simplesmente teria que fazer a hora certa e desenterrá-lo um pouco prematuramente.

Um dia, em maio, vovó Artemis e eu estávamos no quintal admirando e comentando sobre os corações sangrentos, as samambaias japonesas e a grama Mondo Negrae muitas outras coisas emocionantes no corredor sombreado, incluindo heléboros e azaléias nas orlas mais ensolaradas.

Vovó Artemis disse: "Eu esqueci o que é isso."

"É uma planta de dinheiro variegada. Não tem folhas bem franjadas?"

"Eu não gosto muito disso."

"É tão grande e saudável e cheio de flores, por que você não gosta?"

"Não sei exatamente, mas não parece se encaixar."

"Bem, tenho me sentido culpado por não gostar muito. Devo me livrar disso?"

"Isso é com você, mas eu não perderia."

Portanto, jardineiro cruel e sem coração que sou, tirei-o do chão e compostei.

Chrysopogon zizanioides , comumente conhecido como vetiver e khus , é um capim pereneda família Poaceae

  Chrysopogon zizanioides  , comumente conhecido como  vetiver  e  khus , é um  capim  perene da  família  Poaceae Chrysopogon zizanio...