terça-feira, 16 de março de 2021

'Burgundy Glow' Ajuga, também conhecido como Bugle ou Bugleweed

 

Burgundy Glow

'Burgundy Glow'
Ajuga, também conhecido como Bugle ou Bugleweed


"Nós - Bee e eu - vivemos do gole - Não
é tudo Hock - conosco - A
vida tem sua cerveja -
Mas são muitas versões do Dim Burgundy -
Nós cantamos - para alegria - quando os Vinhos - falham. "

-Emily Dickinson
(1830-1886)

   

Burgundy GlowAos sete anos, comecei um dos meus primeiros jardins, um jardim ornamental. Com a ajuda do meu bisavô índio Yakama, pedras foram empilhadas ao redor de um toco de árvore, terra empilhada sobre as rochas, e eu comecei o hábito de juntar pedras de aparência interessante que ainda faço até hoje. Cercei meu jardim de pedras com pedras interessantes que arrastei para casa de perto e de longe, e sempre que passávamos por uma cabana de cães de caça na beira da estrada, ou uma loja de aquários, eu implorava para parar e procurava por pedras grandes e emocionantes.

Comecei a fazer minhas próprias seleções de plantas para o jardim de inverno, incluindo presentes de vizinhos. Entre as primeiras coisas que plantei foram as bergenias& ajuga, a última de Tiny, uma mulher maravilhosamente estranha e pequenina que morava na casa ao lado e nunca deixava ninguém entrar em sua casa porque estava atulhada até o teto de jornais, revistas e lixo, com pequenos rastros nas pilhas.

Uma vez ela me contratou para ajudar a retirar algumas das revistas, mas não me deixou ir além da varanda da frente. Sentei-me na varanda esperando que ela saísse com o próximo carregamento de revistas e, enquanto esperava, olhei para as publicações antigas com grande prazer. Quando Tiny viu o quanto eu gostava das revistas, ela mudou de ideia sobre se livrar de qualquer coisa e as pegou de volta para recolocá-las no topo de suas pilhas infinitas. Provavelmente ganhei um dólar com o acordo abandonado.

Estranha ela pode ter sido, mas ela era uma alma gentil. Quando ela me viu arrastando pedras e plantando plantas, ela desenterrou um grande canteiro de clarins cheios de ervas daninhas e os trouxe para mim. Como eram confiáveis! Perfeito para o rockery de uma criança. Essas multidões atraídas de abelhas e borboletas e floresceram de forma tão confiável e por tanto tempo que me deram a impressão de que eu realmente tinha um polegar verde em uma ou na outra de minhas minúsculas mãos que arrancavam sujeira.

Burgundy GlowEmbora sejam flores silvestres com considerável poder nostálgico para mim, por vários anos evitei plantar qualquer ajugas na casa da vovó Artemis e na minha casa, pois às vezes parecem um pouco daninhas, e os mais extravagantes novos cultivares com flores gigantes ou gigantes folhas enrugadas realmente me parecem mais feias do que as formas selvagens ou os cultivares mais humildes mais antigos.

Mas chegou a hora em que o ponto certo estava na minha frente para alguns clarins, em um novo jardim de sol da manhã que eu construí atrás de uma pequena parede de pedra empilhada, com um cipreste anão japonês 'Sun Gold' que eu não queria ser obscurecido por qualquer coisa alta na frente dele. Uma das duas variedades que plantei lá foi o Ajuga reptans 'Burgundy Glow'.

Na primavera, o novo crescimento do fantasticamente variegado 'Burgundy Glow' é branco, verde, rosa e rosa. Pode passar por vários tons ao longo do ano, às vezes principalmente branco e verde, às vezes principalmente rosa-rosa e verde. Então, no outono, as folhas mais velhas tornam-se um bronze cintilante e permanecem semiperenes durante o inverno,

Gosta de meia-sombra ou de sol matinal, mas pode tolerar praticamente qualquer situação, desde sol forte a sombra profunda, e até crescerá sob nogueiras. As flores ocorrem já em março e estão certamente em pleno vigor para abril e maio e duram até junho. Flores em 'Burgundy Glow' são pirâmides gordas de vistosas florzinhas azuis da Prússia, e muito bem-sucedidas ganhando atenção mesmo em meio a uma folhagem tão colorida.

Quando terminar a floração, a touceira que se espalha deve ser aparada para livrar-se das flores secas, para realçar melhor as folhas variegadas. Extremamente resistente, como todas as ajugas 'Burgundy Glow', forma uma esteira densa o suficiente para ser excelente para conter as ervas daninhas, embora ao crescer em condições adversas possa prosperar menos e não tão facilmente manter as ervas daninhas afastadas.

Ele se espalha rapidamente por estolhos subterrâneos, é facilmente dividido e pode deslocar pequenas plantas e coberturas do solo mais delicadas, mas não é uma ameaça para plantas perenes ou arbustos maiores.

As folhas e brotos de cultivares de ajuga são comestíveis se forem amargos, e o 'Burgundy Glow' em particular certamente pode adicionar cor às saladas

Chrysopogon zizanioides , comumente conhecido como vetiver e khus , é um capim pereneda família Poaceae

  Chrysopogon zizanioides  , comumente conhecido como  vetiver  e  khus , é um  capim  perene da  família  Poaceae Chrysopogon zizanio...