quarta-feira, 12 de maio de 2021

Spurge de madeira roxa

 

Spurge de madeira roxaSpurge de madeira roxa


"Resplandecendo em ouro e apagando em roxo,
saltando como leopardos para o céu."

-Emily Dickinson
(1830-1886)

   

Euphorbia amygdaloides 'Purpurea,' ou Purple Wood Spurge, é a mais popular das muitas cultivares de Wood Spurge. Eu simplesmente adorei ver nosso patch se espalhar e crescer e passar por mudanças sazonais radicais.

Ela adora sol, de preferência com solo úmido e bem drenado, então o nosso foi originalmente plantado ao longo de uma saliência de jardim de pedras ensolaradas, onde havia muita água escorrendo de alguns rododendros próximos. Ele também ficaria bem em locais mais sombreados, embora em sombras profundas possa permanecer mais verde e não envelhecer na coloração deslumbrante que se desenvolve conforme experimenta o outono e o inverno sob a luz do sol. O retrato de janeiro à esquerda acima mostra como os caules e as folhas superiores amadurecem para o vermelho, o resto das folhas variando do mogônio ao roxo.

O mesmo spurge início da primaveraPor mais estranho que possa parecer, os três retratos nesta página são todos daquela mesma área de spurge roxa, mudando fantasticamente de mês para mês.

O segundo retrato à direita foi tirado no início de março e mostra que a coloração maagônica ficou verde com a aproximação da primavera, mas com a adição de um novo crescimento que é tão fofo e extremamente cor de vinho que suas folhas superiores parecem flores. No final de março e durante todo o mês de abril, há uma reversão de cor encantadora em comparação com a maioria das plantas com flores, já que o spurge produz flores verde-limão para verde-amarelo no topo das rosetas de folhas vermelhas ou roxas. A terceira foto na parte inferior desta página foi tirada no início de abril com as flores verdes densas o suficiente para obscurecer a planta como um todo.

Em 1870, Dante Gabrielle Rosetti escreveu sua famosa ode a Wood Spurge, que cresce selvagem nas clareiras florestais da Inglaterra:
O vento soprou solto, o vento estava parado,
Abalado para fora da árvore e da colina:
Eu tinha caminhado na vontade do vento -
sentei-me agora, porque o vento estava parado.

Entre meus joelhos, minha testa estava -
Meus lábios, contraídos, não diziam Ai de mim!
Meu cabelo estava preso na grama,
Minhas orelhas nuas ouviram o dia passar.

Meus olhos, bem abertos, tinham a sequência
De umas dez ervas daninhas para se fixar;
Entre aqueles poucos, fora do sol,
The woodspurge flower'd, três xícaras em uma.

Do luto perfeito não precisa haver
Sabedoria ou mesmo memória:
uma coisa então aprendida permanece para mim -
O woodspurge tem um copo de três.
Flores verdes em SpurgeWood Spurge em raras ocasiões cresce até quase um metro de altura, embora seus caules mais baixos possam ocasionalmente ficar nus e esguios à medida que envelhece ou fica muito alto, assumindo a aparência de palmeiras em miniatura. Nosso remendo permaneceu em torno de 18 polegadas de altura e bastante fofo de cima para baixo. Espalhou-se densamente ao longo da crista de seu jardim de pedras ensolarado e aparentemente semeou um pouco por si mesmo, à medida que pequenos começos de spurge de madeira roxa surgiam em lugares inesperados.

É uma planta mais adaptável em uma ampla variedade de solos em climas frios a temperados. Tenho visto uma excelente recomendação de que seja incorporado em "jardinagem em vasos de inverno" com grama preta mondo e Carex aureolaque é uma grama dourada, para ter um recipiente de inverno quase tão colorido quanto aqueles preparados para flores de primavera e verão. Eu faço muito pouco jardinagem em recipientes, mas fiquei bastante impressionado com as possibilidades dos recipientes de inverno que dependem de pequenas sempre-vivas de cores incomuns.

Em sua quarta primavera no solo (em 2003), rodízios e outros arbustos haviam crescido em torno do pedaço de madeira, e suas condições de sol antes ideais eram agora mais adequadas para plantas que amam a luz do sol e a sombra salpicadas. A natureza do grande jardim circundante havia se transmutado com o tempo, de modo que realmente precisava de rega mais regular do que a eufórbia gostava. Continuei adiando a decisão de mover ou descartar a euofórbia.

É comum que as pontas de madeira mais velhas sejam difíceis de manter atraentes. O que por dois anos foi tão notável em suas belezas mutáveis ​​em seu terceiro e quarto anos, cada vez mais sujeito a partes inferiores mortas, folhagem desalinhada, e eu nunca consegui descobrir um momento ideal para apará-lo de forma que tivesse a garantia de voltar a crescer lindamente. Quando suas flores secaram, cortei dramaticamente o remendo de euphorbia de aparência muito desgastada, mas ele voltou a crescer de maneira tão desigual e simplesmente nunca mais recuperou sua beleza juvenil.

Então, por volta de abril de 2003, mudei dois aglomerados de euphorbia para dois novos locais, onde eles se projetam das paredes entre as rochas. Eu dei outra touceira enorme para um amigo enquanto ela estava em plena floração. Ainda havia muito restando, mas no final de junho eu desenterrei o resto e coloquei em dois grandes recipientes onde poderia permanecer até que eu pudesse decidir se compostá-lo, plantá-lo na beira da estrada ou o quê. Uma espécie de rododendro que estava há muito tempo em um recipiente foi colocada no antigo espaço da eufórbia, e ainda há espaço para não sei para quê.

Se eu demorar demais, posso me sentir culpado por despejar uma planta que me recompensou tão lindamente por um bom tempo, como eu com certeza não gostaria que minha querida me despejasse só porque eu fiquei um pouco velho e desalinhado.

Chrysopogon zizanioides , comumente conhecido como vetiver e khus , é um capim pereneda família Poaceae

  Chrysopogon zizanioides  , comumente conhecido como  vetiver  e  khus , é um  capim  perene da  família  Poaceae Chrysopogon zizanio...